Sistema de construção por gris gms2
Olá meus amigos estou aqui para trazer um tutorial de gms sobre um sistema de construção baseado em grid
Quando estamos comendo no game maker é normal que fassamos algo do tipo :
If(mouse_button_check_pressed(mb_left){
instance_create(x,y,obj_muro)
}
E venhamos a nos decepcionar com a falha que isso venha a gerar futuramente
Embora esse sistema venha a funcionar para posicionar objetos dentro do jogo através do mouse ele é falho pois não está alinhado a nenhum tipo de grid
Para resolver isso utilizaremos o move_snap() da seguinte forma
Crie um objeto para o mouse e coloque dentro do evento step o seguinte código:
x = mouse_x
y = mouse_y
move_snap(32,32)
If(mouse_button_check_pressed(mb_left){
instance_create(x,y,obj_muro)
}
Dessa forma o objeto do cursor seguirá o mouse respeitando uma regra de movimento 32 por 32 dessa forma o objeto muro seguirá um grid no momento em que vai ser gerado
Acabei de perceber que era melhor ter gravado um vídeo sobre isso
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